Certificações em Tecnologia da Informação

A certificação demonstra aos clientes, concorrentes, fornecedores, colaboradores e investidores que a empresa usa as melhores práticas reconhecidas pelo segmento.

Adicionalmente:

  • Comprometimento cada vez maior com os resultados;

  • A certificação ajuda a demonstrar que a gestão do negócio é eficaz;

  • Assegura que a empresa está continuamente melhorando e refinando as atividades;

  • Melhora o desempenho em geral, remove as incertezas e amplia as oportunidades de mercado;

  • Auditorias regulares melhoram a responsabilidade, comprometimento e motivação dos colaboradores.
ROBSSIQ - Consultoria em Tecnologia da Informação

Estas são algumas das certificações que disponibilizamos aos nossos colaboradores buscando sempre a excelência em atendimento.

Melhores práticas em gestão em serviços - O ITIL

Certificação ITIL

A ITIL (Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação) foi criada em 1980 e é uma das mais importantes, senão a mais, certificações em gestão de TI hoje requeridas no mercado de trabalho, É uma biblioteca com as melhores práticas de gerenciamento de serviços de TI, adequando-se a qualquer área de atividade.

O propósito da ITIL é que as organizações de TI consigam alcançar a eficácia e eficiência nos seus serviços. E o melhor: a ITIL pode ser adotada por qualquer empresa, independentemente do tamanho e objetivo.

Governança em TI - O COBIT

Certificação COBIT

CobiT, do inglês, Control Objectives for Information and related Technology, é um guia para a gestão de TI, formulado em framework e recomendado pelo ISACA (Information Systems Audit and Control Foundation). O CobiT é um conjunto de diretrizes baseadas em auditoria para processos, práticas e controles de TI, voltado para redução de risco, enfoca integridade, confiabilidade e segurança. Resumindo, o CobiT nada mais é do que um conjunto de ferramentas para a excelência em TI.

Gestão em serviços de TI - A ISO/IEC 20.000

ISO/IEC 20.000

A ISO/IEC 20.000 é a primeira norma editada pela ISO (International Organization for Standardization) que versa sobre gerenciamento de serviços de TI (Tecnologia da Informação). A ISO 20000 é um conjunto que define as melhores práticas de gerenciamento de serviços de TI. O seu desenvolvimento foi baseado na BS 15000 (British Standard) e tem a intenção de ser completamente compatível com o ITIL (Information Technology Infrastructure Library). A sua primeira edição ocorreu em dezembro de 2005.

Essa norma tem como escopo definir requisitos para o correto gerenciamento de uma empresa prestadora de serviços de TI, garantindo a entrega aos clientes de serviços de qualidade.

São requisitos da norma definição de políticas, objetivos, procedimentos e processos de gerenciamento para assegurar a qualidade efetividade na prestação de serviços de TI.

Gestão de Projetos - O Project Management Institute (PMP)

Project Management Institute (PMP)

Como autoridade líder mundial em gerenciamento de projetos, o PMI criou a Certificação PMP para reconhecer os gerentes de projetos que provaram ter as habilidades necessárias para gerenciar projetos com sucesso . A certificação Project Management Professional (PMP) ® representa um grupo de elite de gerentes de projeto. Ele prova experiência em liderança de projetos e conhecimento em qualquer forma de trabalho.

Para obter a certificação PMP, um gerente de projeto deve atender a certos requisitos e passar em um exame. O exame PMP foi criado por líderes de projeto para líderes de projeto, portanto, cada pergunta do teste pode ser relacionada a experiências reais de gerenciamento de projetos.

Metodologia Ágeis - O Scrum

Scrum Master

A certificação Scrum pode ser compreendida como um atestado de que o profissional possui os conhecimentos e habilidades referentes ao framework Scrum, depois de ter realizado um curso Scrum e conquistado a certificação após a aprovação em um teste específico.

Ou seja, o certificado Scrum é uma garantia de que os princípios do framework foram aprendidos de forma adequada e podem ser utilizados na aplicação de métodos ágeis dentro da empresa em que o profissional é colaborador.

Segurança da Informação e LGPD - O Data Protection Officer (DPO)

Data Protection Officer (DPO)

Data Protection Officer (DPO), ou “diretor de proteção de dados”, em português, é o termo usado para definir a função do profissional responsável pela proteção de dados dentro de uma organização, garantindo a segurança das informações de clientes, fornecedores e da própria empresa.

O cargo existe há alguns anos em organizações privadas e públicas fora do Brasil, após a implementação da General Data Protection Regulation (GDPR) – em português, Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados.

Atendimento, Suporte e Manutenção - O Help Desk Institute (HDI)

Help Desk Institute

O HDI foi fundado em 1989 por Ron Muns e atualmente é a maior associação do mundo de profissionais do mercado de suporte a cliente, incluindo Service Desk, Suporte de Campo, Central de Serviços Compartilhados (CSC), Contact Center, etc.

Sua missão principal é facilitar o desenvolvimento do Profissional e promover o sucesso organizacional através das operações de serviços de suporte da TI.

Certificações Microsoft

Certificações Microsoft

As certificações Microsoft são divididas em trilhas por funções de trabalho, como desenvolvedor, engenheiro de dados, administrador, arquiteto de soluções, cientista de dados, engenheiro de IA, engenheiro de DevOps, engenheiro de segurança da informação e consultor funcional.

Como vantagens profissionais obtidas com as certificações, destacamos o fato de você ganhar confiança perante sua empresa para lidar com as tecnologias mais atuais e também conhecimento para lidar com tarefas mais complexas.

Sistemas Operacionais - O Linux

Certificação Linux

Uma certificação Linux® comprova sua proficiência no sistema operacional Linux. Muitas organizações dentro da comunidade open source oferecem certificações Linux como uma forma de preparar os profissionais de TI com um conhecimento relevante para o mercado atual.

À medida que as cargas de trabalho e os sistemas de TI se tornam mais complexos, o sistema operacional e a arquitetura subjacente precisam ser confiáveis, escaláveis e voltados para o desempenho. Ao longo dos anos, o Linux se transformou no verdadeiro padrão usado para executar cargas de trabalho tradicionais ou inovadoras altamente disponíveis, confiáveis e essenciais, incluindo bare-metal, virtualização, nuvem e containers.